O Grupo de dança, tocadores de fandango e mestres artesãos de Cananéia tem como objetivo promover a cultura caiçara local.
O Grupo já participou de eventos nos seguintes lugares: Revlando São Paulo, Revelando Vale do Ribeira, SESC Itaquera, SESC Santos, SESC Pompeia, Mercado Paulista Solidário, Centro Cultural Plínio Marcos (Ilha Comprida/SP), II Festa de Violeiros de Votorantim/SP, Escolas da Rede Pública de Cananéia/SP, Festa Caiçara de Paranaguá/PR, Encontro de Fandango de Guaraqueçaba/PR, Festa do Livro em Paraty/RJ, Festa Caiçara de Peruíbe/SP e no Projeto Olhares Caiçaras.
Atualmente realiza Oficinas de Fandango com ensaios às quartas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Grupo de Fandango Batido São Gonçalo se apresenta para jovens que participarão do documentário Canoas Caiçaras

Texto: Rodolfo Vidal e Bárbara de Aquino Fotos: Bárbara de Aquino
No dia 30 de maio, sexta-feira, na Casa do Fandango, o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo fez uma apresentação cultural para jovens que estão participando do documentário Canoas Caiçaras: A arte tradicional nas mãos do Mestres canoeiros de Cananéia. Esta foi a primeira atividade oficial do Projeto Canoas Caiçaras que tem como foco principal contribuir para a salvaguarda do conhecimento tradicional caiçara, através da identificação, localização e mapeamento dos Mestres Canoeiros da cidade de Cananéia. Para isso, o objetivo do Projeto é capacitar um grupo de adolescentes da Escola Pública de Ensino Médio para a identificação, registro e valorização da memória da Cultura Caiçara no município de Cananéia, especialmente pela figura dos Mestres Canoeiros oferecendo oficinas voltadas a tradição da “feitura” da Canoa Caiçara e repassar para as novas gerações essa arte. O produto final será a produção de um vídeo-documentário de forma coletiva, retratando a vida e saberes desses últimos Mestres Canoeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário