O Grupo de dança, tocadores de fandango e mestres artesãos de Cananéia tem como objetivo promover a cultura caiçara local.
O Grupo já participou de eventos nos seguintes lugares: Revlando São Paulo, Revelando Vale do Ribeira, SESC Itaquera, SESC Santos, SESC Pompeia, Mercado Paulista Solidário, Centro Cultural Plínio Marcos (Ilha Comprida/SP), II Festa de Violeiros de Votorantim/SP, Escolas da Rede Pública de Cananéia/SP, Festa Caiçara de Paranaguá/PR, Encontro de Fandango de Guaraqueçaba/PR, Festa do Livro em Paraty/RJ, Festa Caiçara de Peruíbe/SP e no Projeto Olhares Caiçaras.
Atualmente realiza Oficinas de Fandango com ensaios às quartas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Grupo de Fandango Batido São Gonçalo recebe Projeto Valores e Virtudes do Ensino Infantil

44 alunos da 2ª Etapa da Educação Infantil participaram de Oficina na Casa do Fandango
No último dia nove de agosto, quarta-feira, no período da manhã, o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo recebeu 44 alunos, dos 56 participantes, da 2ª Etapa da Educação Infantil da EMEI – Escola Municipal de Ensino Infantil “Jardim Encantado”, do bairro do Acaraú, na Casa do fandango, sob a orientação das professoras Cintia Cristina de Almeida e Silva Gutz, Maria Cristina Marcello Mathais e Maria Paula do Santos Gomes, sob a coordenação da professora coordenadora pedagógica Márcia Mammana Ferreira, dentro do Projeto “Valores e Virtudes”, que tem como objetivo oportunizar aos alunos o conhecimento da cultura de Cananéia. Segundo Amir Oliveira Garcia Filho, membro do Grupo São Gonçalo e artesão, os alunos puderam conhecer o que é o fandango caiçara, seus instrumentos, a música, a dança, a oficina de artesanato em madeira caixeta e a agrofloresta, passando cerca de duas horas na Casa do Fandango, conhecendo suas raízes e história. De acordo com Márcia, o Projeto engloba todas as pré-escolas do Departamento Municipal de Educação de Cananéia e terá continuidade durante todo o ano, sendo que no momento, estão na fase de conhecer os pontos turísticos e os locais culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário